quinta-feira, 19 de maio de 2011

É Algo Secreto?



Assumir. Taí uma palavra que eu detesto. Por que sei lá, parece que você roubou algo, matou, tem alguma culpa secreta que precisa ser ASSUMIDA para todo mundo. Talvez esse texto seja meio na contra mão da história. Por que eu queria saber o que significa esse tal assumir.

Eu entendo que visibilidade é fundamental. Quanto mais e mais pessoas vivenciarem sua sexualidade plenamente, sem pedir desculpas, sem justificar, sem andar de cabeça baixa ou se recolher aos Gaythos do mundo, melhor. Por que só assim algo vai mudar. Só assim a sociedade não vai mais poder empurrar, para debaixo do tapete uma parcela cidadãos que, tem todos os deveres de qualquer outro, mas que no brasil tem 37direitos básicos negados. Seria ótimo, num mundo ideal, que você pudesse ser gay e ator. Gay e jogador de futebol. Travesti e professor primário. Trans e médico. E você DEVIA poder ser as duas coisas ao mesmo tempo, sem precisar esconder uma delas no armário.

Só que nós vivemos no mundo real. E no mundo real esse momento de assumir pode ser muito mais difícil do que parece a princípio. Por que não importa a decisão que você tome, assumir ou não, você vai perder algo na maioria das vezes. Seja amigos, proteção da família, emprego...Ou talvez, o pior de tudo. Você vai perder VOCÊ, o verdadeiro você, quando resolve viver no armário por medo de perder o resto. E achou o texto confuso? Sem saber o que eu estou defendendo? Então imagina tomar a decisão, como deve ser muito mais confuso!

Eu nunca assumi que sou heterossexual. Por que eu nasci hétero. Eu não fiz uma escolha, eu não acordei um dia e resolvi sair do armário, reunindo papai e mamãe para dizer que eu gostava de meninos. Meu filho não assumiu que é gay. Por que ele nasceu gay. Ele não tem culpa alguma que ele precise contar ou justificar. Ele ESCOLHEU viver sua sexualidade a luz do dia e para quem quisesse ver. E pagou alguns preços bem altos por isso. Essa escolha é sua. De mais ninguém. É você que viverá com ela. Não existe a obrigação de se apresentar e dizer, sou fulano, tenho 25 anos e sou gay. Mas ao mesmo tempo você não fez nada de errado para que precise escondê-lo em um armário. Então saia dele, se você quiser. Ou espere seu tempo se for o que você precisa. Só não desista da única obrigação que você tem nessa vida: ser feliz.

Um comentário:

  1. Tbm acho que a palavra assumir é uma coisa meio que parece que é uma obrigação ..
    eu msmo vou deixar tudo acontecer naturalmentee .
    o Importante é Ser Feliiz !

    ResponderExcluir